Cromoterapia




Trata-se de uma terapia que utiliza as frequências eletromagnéticas das cores para estimular o equilíbrio físico, mental, emocional e energético promovendo a harmonização do organismo de maneira sistêmica.

A cromoterapia é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1976 e está inclusa no rol das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no SUS – desde março de 2018. Essa prática muito antiga era usada pelos egípcios, babilônios, gregos, chineses e indianos, que inicialmente se beneficiavam da terapia através das cores das flores, minerais e pedras preciosas, inclusive para fins medicinais. A cromoterapia tem uma vasta aplicação, podemos citar: alimentação, harmonização de ambientes, vestuário, cromopuntura (aplicação das cores nos pontos da acupuntura), água cromatizada ou solarizada (exposição da água a luz solar), bastões de luz (direcionamento chacras ou demais regiões do corpo) e nos negócios, pois as cores escolhidas podem alavancar as vendas conforme segmentação do mercado ou produto.


Em 1920, o Dr. Dinshah Ghadiali apresentou seu sistema de cura com luzes coloridas ao mundo na cidade de Nova York. Ele chamou seu desenvolvimento de Spectro-Chrome. Os estudos e pesquisas do Dr. Dinshah provaram que o corpo poderia ser beneficiado quando exposto primorosamente a luz, mas ele sofreu criticas severas naquela época.

Porém, sua teoria é muito bem explicada nos dias atuais com o exemplo da conduta médica de fototerapia que utiliza a luz azul para tratar a icterícia neonatal, de forma não invasiva, normalizando a saúde dos bebês.


De acordo com os especialista e estudiosos cada cor apresenta uma frequência eletromagnética diferente que tem ressonância com diferentes partes do nosso corpo e estados emocionais, restaurando o equilíbrio de forma sistêmica ou isolada, conforme tratamento aplicado.


Abaixo, confira o quadro das cores e suas principais atuações emocionais:

Cor – Benefícios Vermelha – Força, conquista, vitória, energia vital Laranja – Criatividade, alegria, otimismo, simpatia Amarelo – Estimula a capacidade mental, estudo, descontração Verde – Crescimento, esperança, determinação Azul – Harmonia, comunicação, confiança, serenidade Anil – Intuição, inspiração, concentração, discernimento Violeta – Espiritualidade, devoção, contemplação

Tratamento terapêutico utilizando a Cromoterapia

Após a anamnese, o profissional avaliará o ser de forma integral, identificando a cor necessária e a melhor maneira de aplicar os recursos da cromoterapia que podem ser por bastão cromático, água solarizada, lâmpadas entre outros.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo