CONSTELAÇÃO SISTÊMICA


Falar de constelação familiar/empresarial é um desafio, pois é colocar em palavras sentimentos, verdades. Lembro que na primeira constelação que assisti a seguinte frase veio à minha mente : -Nunca vou fazer isso na vida, é muito complexo, kkk, estava completamente picada pelo bichinho da constelação, é isso mesmo, somos tocados na alma e é tao bom que não conseguimos mais ficar sem. 

Eu, Paola, como facilitadora, me envolvo completamente com as pessoas, com curiosidade e matemática (sim, a constelação para mim é uma soma de percepções), e sem o desejo de salvar, ficando totalmente no meu lugar, estranho mas profundamente verdadeiro. Quando abre um tema (algo que vai ser olhado), muitas vezes eu penso: -Nossa que desafio, não sei se vou conseguir, pois muitas vezes quem está representando é alguém que nunca viveu a experiência, então eu duvido, (sou muito controladora e crítica) e ai penso: Que algo Maior que eu tome conta, e por favor me mostre o que precisa ser visto. Quase instantaneamente eu mudo o meu estado e a grande música acontece, sim música, pois assim como uma canção tem vários instrumentos, também cada sentimento, cada atitude, cada palavra, cada expressão facial ou manifestação de sentimento como choro, raiva, dor, ou nada (muitas vezes o nada está conectado à anestesia por muita, muita, muita dor).

É como se cada participante fosse um instrumento que cada nota matematicamente mostrasse uma mínima parte de uma linda melodia, pois cada vida tem a beleza de ser uma linda música. E agora o melhor, sem julgamento, sim, cada um toma uma atitude para se proteger, repetindo muitas vezes a verdade do seu sistema, copiando o pai, o avô, o bisavô… Sim, somos mamíferos e andamos em bando, então repetimos a memória do nosso DNA, pois somos compostos de um X da mãe e um X ou um Y do pai, então a n